Download E-Book Coleção Os Pensadores - Aristóteles


Aristóteles v.1 São Paulo : Nova Cultural, 1987.

TÓPICOS
Integra o Organon — conjunto de escritos lógicos de Aristóteles — e examina os argumentos que partem de opiniões geralmente aceitas. Aqui se situa a dialética, na concepção aristotélica: a arte da discussão e do confronto de opiniões, importante exercício intelectual que prepara o espirito para a construção da ciência. As atuais pesquisas sobre a logica do pensamento não formalizável, desenvolvidas Filosofia. Filosofia.

DOS ARGUMENTOS SOFÍSTICOS
Complementam os Tópicos e investigam os principais tipos de argumentos capciosos: aqueles que são um simulacro da verdade, aparentando ser genuínos quando de fato são falsos.

Seleção de textos: Jose Americo Motta Pessanha Traducoes de: Leonel Vallandro e Gerd Bornheim Introducao: Jose Americo Motta Pessanha


Aristóteles v.2 São Paulo : Nova Cultural, 1991

ÉTICA A NICÔMACO
Aristóteles investiga neste texto o tipo de saber que se pode obter acerca da conduta, levando em conta a situação concreta do Homem, um ser que está acima do animal, mas que não pode ser definido apenas pela pura razão. Neste meio-termo se colocará o que se deve entender especificamente por virtude.

POÉTICA
Aristóteles aborda neste texto os gêneros literários vigentes no seu tempo: poesia, tragédia, comédia, história, observando as características de cada um. Ainda hoje, dificilmente se encontrará um estudo sobre literatura que não se refira a esta obra aristotélica, em que pela primeira vez esses temas foram sistematizados.

Ética a Nicômaco : tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross ; Poética : tradução, comentários e índices analítico e onomástico de Eudoro de Souza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acaso teria como colocar a 1ª edição do Aristóteles? Nela há uma parte da "Metafísica" traduzida, a qual foi excluída das esições posteriores... (ou colocar este texto especificamente...)

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

Muito obrigado! Continuem assim.

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates