Download E-Book Coleção Os Pensadores - Kierkegaard


SØREN AABYE KIERKEGAARD
DIÁRIO DE UM SEDUTOR
*
TEMOR E TREMOR
*
O DESESPERO HUMANO


O DIÁRIO DE UM SEDUTOR (1843)
A obra retrata aquilo que Kierkegaard entende por modo de vida estético, caracterizado pelo hedonismo romântico e sofisticado. O sedutor é um indivíduo que escolhe o mergulho na paixão, as contradições da existência amorosa. Escolhe como finalidade da vida o prazer, gozando pessoalmente a estética e gozando esteticamente sua própria personalidade.

TEMOR E TREMOR (1843)
O episódio bíblico de Abraão, que se dispõe a matar o filho Isaac em obediência à ordem divina, serve de tema à reflexão de Kierkegaard sobre a natureza da fé. E é fundamentalmente como paradoxo que a fé se revela: “paradoxo capaz de fazer de um crime um ato santo e agradável a Deus, paradoxo que devolve a Abraão o seu filho, paradoxo que não pode reduzir-se a nenhum raciocínio, porque a fé começa precisamente onde acaba a razão”.

O DESESPERO HUMANO (DOENÇA ATÉ À MORTE)
A dialética do desespero — doença que marcaria o fundo da consciência do cristão até à morte — é analisada por Kierkegaard, em suas múltiplas facetas: o desespero inconsciente de ter um eu; o desespero que não quer, e o desespero que quer ser ele próprio; a relação entre desespero e pecado. 

Tradução de: Carlos Grifo, Maria José Marinho, Adolfo Casais Monteiro.
Consultor da Introdução: Marilena de Souza Chauí

4 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigado pela contribuição ao conhecimento da obra deste grande filósofo...

Anônimo disse...

obrigada por compartilhar eu estava querendo ler estes livros.

Anônimo disse...

Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Obrigado!

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates