Download E-Book Coleção Os Pensadores - Diderot


DIDEROT 

TEXTOS ESCOLHIDOS

CARTA SOBRE OS CEGOS PARA O USO DOS QUE VÊEM (1749)
Embora publicada anonimamente, esta obra de Diderot acarretou a prisão do filósofo no castelo de Vincennes. É que o sensualismo epistemológico que ela defende foi considerado deletério pela repressão exercida, naquele momento, pelo governo de Luís XV.

O SOBRINHO DE RAMEAU (1761)
Diálogo sobre música e arte, em geral, apresenta-se como uma “Sátira Segunda”, pois é seqüência da “Sátira Primeira”, o opúsculo “Sobre os Caracteres e as Palavras Caráter, Profissão, etc”, escrito anteriormente por Diderot.

DIÁLOGO ENTRE D’ALEMBERT E DIDEROT (1769)

O SONHO DE D’ALEMBERT (1769)

CONTINUAÇÃO DO DIÁLOGO (1769)
Publicadas apenas em 1830, as três obras pertencem ao que de mais imaginativo produziu a especulação filosófica de Diderot.

SUPLEMENTO À VIAGEM DE BOUGAINVILLE OU DIÁLOGO ENTRE A E B (1772)
Utilizando também a forma dialogada, a obra possui significativo subtítulo: “Sobre o inconveniente de atribuir idéias morais a certas ações físicas que não as comportam”.

PARADOXO SOBRE O COMEDIANTE (1769)
Obra de permanente atualidade, enquanto teoria do ator, ultrapassa porém o plano estético ao propor uma  teoria geral da sensibilidade.

DOS AUTORES E DOS CRÍTICOS (1773)
Capítulo final do “Discurso Sobre a Poesia Dramática”.

DIÁLOGO DE UM FILÓSOFO COM A MARECHALA DE... (1774)
O diálogo circulou inicialmente em cópias manuscritas, antes de ser impresso. A marechala é provavelmente a esposa de Victor François, Duque de Broglie e Marechal de França.
Traduções e notas de: Marilena de Souza Chauí e J. Guinsburg
Consultor da Introdução: Marilena de Souza Chauí

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates