Simpósio na UERJ celebra 90 anos de nascimento do filósofo Vilém Flusser

Neste ano em que se completam 90 anos de nascimento do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser e 60 anos de sua chegada ao Brasil, o professor Gustavo Bernardo celebra a data com o simpósio Flusser in Rio na UERJ, onde também haverá lançamento de livros em torno do homenageado. Nos dias 9 e 10 de agosto, pesquisadores alemães, americanos e brasileiros das mais diversas áreas do conhecimento (literatura, filosofia, direito e cinema, entre outras) se reúnem para apresentar 16 conferências que abordam os mais diversos aspectos da ampla obra desse filósofo tcheco radicado no Brasil a partir dos anos 1940, ex-professor da Universidade de São Paulo, conhecido como excelente orador e autor de 30 livros. Além das conferências, Maurício Dwek e Chico Toledo apresentarão cenas inéditas do documentário Caixa-preta, com imagens do próprio Flusser e entrevistas em torno do filósofo realizadas com estudiosos de vários países.



Vilém Flusser nasceu em 1920, em Praga, e morreu em 1991, também em Praga. Aos 20 anos, fugiu dos nazistas para o Brasil, onde se naturalizou e viveu por 30 anos, para depois morar na França. Publicou a maioria de seus livros em alemão, mas muitos em português, como Língua e realidade (1963), A história do diabo (1965) e A dúvida (1999, publicação póstuma). Com sua filosofia da fotografia, publicada em português como Filosofia da caixa-preta (1985), tornou-se referência mundial na reflexão sobre os novos media, sendo chamado de “o Walter Benjamin da pós-modernidade” Notabilizou-se por redigir quase todos os seus textos e livros em quatro línguas, normalmente nessa ordem: alemão, português, inglês e francês. Curiosamente, não escrevia em tcheco, língua que considerava “adocicada demais”, embora dissesse “falar tcheco em várias línguas”.



É quase certamente o pensador brasileiro mais citado e estudado no exterior, mas ainda parece pouco conhecido no país que o acolheu e do qual adotou a nacionalidade. Sua teoria da ficção afeta não apenas os estudos de literatura, mas também toda a teoria do conhecimento. O caráter multilinguístico da sua obra e a sua condição de “cidadão do mundo” favorecem diálogos interdisciplinares e intercontinentais. E são esses diálogos que o simpósio Flusser in Rio contempla.



Durante o simpósio, serão lançadas uma obra de Vilém Flusser e outras sobre ele, que ajudam a ampliar a bibliografia em português em torno do filósofo. A editora Annablume (SP) lançará: A escrita, uma série de ensaios em que Flusser tenta responder à pergunta nada simples: “Há futuro para a escrita?”; A época brasileira de Vilém Flusser, da tcheca radicada no Brasil, Eva Batlickova, que estuda a obra flusseriana nos anos em que ele viveu no Brasil (de 1940 a 1972); Pensar entre línguas: a teoria da tradução de Vilém Flusser, do alemão Rainer Guldin.



A seguir, a lista de conferências e conferencistas:



Dia 9 de agosto (segunda-feira):
Às 8h30: José Castello (Colunista do jornal O Globo): “A poesia do pensamento”
Às 9h15: Norval Baitello Jr. (PUC-SP): “As metáforas do espaço e os vazios midiáticos pensados por Flusser”
Às 10h30: Markus Schäffauer (Universidade de Hamburgo, Alemanha): “Além da ficção”
Às 11h15: Joachim Michael (Universidade de Hamburgo, Alemanha/ Universidade de Guadalajara, México): “Flusser apocalíptico e a (pós) história”
Às 14h: Rafael Cardoso (PUC-RJ): “O exílio de Flusser e o refúgio da linguagem”
Às 14h45: Luciana Hidalgo (UERJ-FAPERJ): “Autobiografia de um eu plural”
Às 16h: Florence Haret (USP): “Traduções imperfeitas entre realidade social e realidade jurídica: tudo é uma questão de provas!”
Às 16h45: Paulo de Barros Carvalho (PUC-SP): “O legislador como poeta”



Dia 10 de agosto (terça-feira):
Às 8h30: Maurício Dwek (UFRJ) e Chico Toledo (Centro de Estudos da Metrópole - SP): “Caixa-preta: um documentário sobre Vilém Flusser”
Às 9h15: Rainer Guldin (Università della Svizzera Italiana, Itália): “Escrevendo filosofia: as estratégias textuais de Vilém Flusser”
Às 10h30: Anke Finger (Universidade de Connecticut, EUA): “Ciência, ficção e interarte: escrevendo a tecno-imagem”
Às 11h15: Rodrigo Duarte (UFMG-CNPq): “Vampyroteuthis Infernalis como alegoria pós-histórica”
Às 14h: Rafael Haddock-Lobo (UFRJ): “A ficcionalidade quase-originária nos gestos de Flusser e Derrida”
Às 14h45: Eva Batlickova (Universidade Masaryk Brno, República Tcheca): “Poeticamente vive o filósofo”
Às 16h: Cláudio Castro Filho (UERJ-CNPq): “Modernidade e estética fenomenológica em Vilém Flusser”
Às 16h45: Dirk-Michael Hennrich (Universidade de Lisboa, Portugal): “Ficção e loucura em Fernando Pessoa e Vilém Flusser”



SIMPÓSIO FLUSSER IN RIO
Apoio: FAPERJ; Editora Annablume; Instituto de Letras da UERJ; SR-2 da UERJ; Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UERJ (CEADS); Grupo de Estudos de Paulo de Barros Carvalho; Editora Noeses.
Local: Teatro Noel Rosa, na UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro)
Contato: Gustavo Bernardo (gbkrause@oi.com.br)
Informações: www.dubitoergosum.xpg.com.br/1simpflusser.htm
Inscrições: flusserinrio@gmail.com

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates