Lançamento do livro “A Metafísica do Cinema de Robert Bresson”


A METAFÍSICA DO CINEMA DE ROBERT BRESSON

08 a 11 dezembro 2011
 
“O Cinema é movimento interior” (Robert Bresson)

Por ocasião do lançamento do livro “A Metafísica do Cinema de Robert Bresson” de Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira e Thiago Cabreira, a Cinemateca e o Consulado Geral da França do Rio de Janeiro apresentam uma pequena retrospectiva da obra do diretor.
 
Um dos mais importantes cineastas da história do cinema, Bresson foi pintor e roteirista, antes de ingressar na direção. Preocupado em trabalhar com atores não profissionais, em busca de uma desdramatização, realizou filmes que se caracterizaram pelo despojamento estético e o desnudamento da alma humana.

qui 08 18h30 Sessão latina - Sala escura Casino de Ojo Obrero. Argentina, 2008. 62’. La fábrica es nuestra de Grupo de Boedo Films e Contraimagen. Argentina, 2002. 25'. Sessão com dois documentários por ocasião dos 10 anos do Argentinazo. Classificação indicativa – 14 anos.

sex 09 17h Robert Bresson – Lançamento do livro A Metafísica do Cinema de Robert Bresson de Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira e Thiago Leite Cabreira Pereira da Rosa, pela editora Batel.

18h30 Robert Bresson A grande testemunha Au hazard Balthazar de Robert Bresson. França, 1966. Com Anne Wiazemsky, F. Lafarge, P. Klossowsky. Legendas em português. 90’. Sessão seguida de debate. A vida triste e a morte de Balthazar, um jumento, desde sua infância idílica até sua vida adulta, tiranizado como animal de carga. Paralelamente acompanhamos a história de uma menina, que lhe deu o nome. Prêmio da OCIC no Festival de Veneza de 1966. Classificação indicativa – 14 anos. 

sáb 10 16h Roberto Bresson O Batedor de carteiras Pickpocket de Robert Bresson. França,1959. Com Jean Pelegri, Martin Lassale, Pierre Etaix. Legendas em português. 75’. Jovem que começou a bater carteiras pelo prazer e pela emoção do roubo, acaba fazendo disso uma compulsão. Inspirado em Crime e Castigo de Dostoievski. Classificação indicativa – 14 anos.

18h Robert Bresson Mouchette, a virgem possuída Mouchette de Robert Bresson. França, 1967. Com Maria Cardinal, J. C. Guilbert, Nadine Nortier. Legendas em português. 87’. Menina do campo que vive com pai alcoólatra e a mãe prestes a morrer, é violentada por caçador. Classificação indicativa – 16 anos.

dom 11 16h Robert Bresson Lancelot du Lac de Robert Bresson. França, 1974. Com Humbert Balsan, Laura Duke Condominas, Luc Simon. Legendas em português. 85’. Bresson trata aqui da busca espiritual do Graal. Lancelot, o cavaleiro da Távola Redonda, coloca sua fidelidade ao rei Artur acima do amor que tem por Guinevere, a esposa do rei. Classificação indicativa – 14 anos. 

18h Robert Bresson O Processo de Joana D’Arc Le procès de Jeanne D’Arc de Robert Bresson. França, 1962. Com Florence Delay, Jean-Claude Fourneau, Roger Honorat. Legendas em português. 65’. Bresson reconstitui, com seu rigor característico, a prisão, o julgamento e a execução de Joana D’Arc, baseando-se em documentos históricos. Classificação indicativa – 14 anos. 

Museu de Arte Moderna
Endereço: Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro
Brasil

Esta programação conta com cópias da Cinemateca da Embaixada de França no Brasil e LIA.

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates