Download E-Book Ensaio Filosófico de A. P. Martinich (Excerto)


Os ensaios filosóficos podem apresentar as mais diversas estruturas. A. P. Martinich oferece este livro para quem não está habituado a fazê-los, de modo geral estudantes. O propósito é ajudar os estudantes a escrever algo de valor, de modo que eles possam começar a desenvolver estilo próprio. A fim de servir às necessidades de uma ampla variedade de estudantes, o nível de dificuldade do livro vai do elementar ao moderadamente avançado. Mesmo no âmbito de capítulos individuais pode haver significativas variações no nível de dificuldade, embora toda seção comece com o material complexo daquele que o precedeu para um nível mais simples.


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Sumário

Nota à segunda edição     9
Introdução     11
1.       Autor e público     21
a.       O professor como público     21
b.      O aluno como autor     26
2.       Lógica e argumento no texto     35
a.       O que é um bom argumento?     36
b.      Argumentos válidos     43
c.       Argumentos convincentes     56
d.      Consistência e contradição     63
e.      Contrários e contraditórios     67
f.        A força de uma proposição     71
3.       A estrutura de um ensaio filosófico     79
a.       Esboço da estrutura de um ensaio filosófico     79
b.      Anatomia de um ensaio     88
4.       A elaboração     97
a.       Como escolher um tema de ensaio     98
b.      Técnicas de elaboração     100
c.       Esboço     102
d.      Elaboração sucessiva     103
e.      Anotação de conceitos     108
f.        Pesquisa e elaboração     111
g.       Aperfeiçoamento     113
h.      A evolução de um ensaio     115
5.       Táticas para o texto analítico     131
a.       Definições     133
b.      Distinções     139
c.       Análise     145
d.      Dilemas     155
e.      Contra-exemplos     161
f.        Reductio ad Absurdum     174
g.       Raciocínio dialético     183
6.       Algumas restrições ao conteúdo     193
a.       A busca da verdade     194
b.      O uso da autoridade     195
c.       O ônus da prova     200
7.       Algumas metas em termos de forma     203
a.       Coerência     203
b.      Clareza     208
c.       Concisão     218
d.      Rigor     223
8.       Os problemas da introdução     227
a.       Perder o rumo     228
b.      A cauda abanando o cão     236
c.       Fazer rodeios     239
Apêndice: “Domingo à noite, tenho de entregar um ensaio na segunda de manhã”     245
Índece remissivo     251

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