Agosto na Casa do Saber


CASA DO SABER RIO O GLOBO
LAGOA - Av. Epitácio Pessoa, 1.164 - Lagoa
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 22h.
Informações: 2227-2237 ou www.casadosaber.com.br

12 AGO

A FILOSOFIA DE CHUTEIRAS - O QUE O FUTEBOL NOS FAZ PENSAR

ANDRÉ MARTINS E ARTHUR ARRUDA

5 AULAS

A relação entre o futebol e os saberes especializados pode se dar de diversas maneiras. Em sua forma mais difundida, esse jogo nada mais seria do que um dócil objeto que se ofereceria à comprovação de teses consagradas, sob uma ótica unicamente negativa: desde o “ópio do povo”, passando pela “sublimação desejante das massas”. Ou seja, em geral, o futebol é visto como uma antítese a qualquer modo de pensamento crítico. Como escapar dessa armadilha e fazer com que o futebol abra um novo campo de pensamento, levando a novas questões? Em meio a eventos mundiais de grande importância no Rio de Janeiro, a proposta desse curso é refletir sobre o que a vivência da paixão pela bola no campo nos faz pensar, procurando não julgar essa paixão, mas compreendê-la melhor.

12 AGO > APRESENTAÇÃO: FUTEBOL E FILOSOFIA - ANDRÉ MARTINS

19 AGO > O QUE HÁ DE SÓLIDO NA MODERNIDADE LÍQUIDA - ARTHUR ARRUDA

26 AGO > A REALIDADE INVENTADA DA PAIXÃO DO TORCEDOR - ARTHUR ARRUDA

02 SET > A POSITIVIDADE DAS ALEGRIAS COMPARTILHADAS - ANDRÉ MARTINS

09 SET > O ARREBATAMENTO PELO FUTEBOL COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA - ANDRÉ MARTINS

ANDRÉ MARTINS. Professor associado da UFRJ. Doutor em Filosofia pela Universidade de Nice, na França, e em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, com pós-doutoradoem Filosofia pela Universidade de Provence, França. Membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e do Espace Analytique de Paris. Autor de Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência, entre outros livros. Co-organizador (com Arthur Arruda e Robert Segal) de Uma bola no pé e uma ideia na cabeça: o que o futebol nos faz pensar.

ARTHUR ARRUDA. Professor adjunto do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutor em Psicologia pela PUC-SP e pós-doutorado pela Universidad Nacional de Educación de Madrid. Pesquisador do CNPq, organizou o livro História da psicologia: rumos e percursos; e co-organizou (com André Martins e Robert Segal) Uma bola no pé e uma ideia na cabeça: o que o futebol nos faz pensar.

SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 20H




13 AGO
O QUE PLATÃO TEM A NOS ENSINAR SOBRE A VIDA

Júlio Pompeu

6 AULAS

Júlio Pompeu é um dos professores da CASA desde o seu início, em 2006. Nesse curso ele aborda Platão, cuja obra é extensa e abrange todas as grandes áreas da filosofia: a ética, a estética e a metafísica. Seu estilo é direto e claro, apresentado em diálogos que têm como protagonista Sócrates, o divisor de águas da filosofia. O foco será nos diálogos em que Platão dá conselhos sobre a vida que vale a pena ser vivida.

13 AGO > FILEBO: O BOM, O BELO E COMO VIVER MELHOR

20 AGO > HÍPIAS MENOR: O MAL E O AGIR HUMANO

27 AGO > HIPARCO: A COBIÇA E A AVIDEZ

03 SET > EUTÍFRON: A PIEDADE E A IMPIEDADE

10 SET > PRIMEIRO ALCIBÍADES: O AUTOCONHECIMENTO

17 SET > PROTÁGORAS E MÊNON: SOBRE A VIRTUDE

JÚLIO POMPEU. Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutorando em Psicologia na mesma instituição. Mestre em Direito pela PUC-Rio. Autor de Somos maquiavélicos: o que Maquiavel nos ensinou sobre a natureza humana.

TERÇAS-FEIRAS, ÀS 20H





14 AGO

OS PENSADORES

Alexandre Costa, Marcus Reis Pinheiro, Tito Marques Palmeiro, José Thomaz Brum, Rogério Soares Da Costa, Marcelo Backes e Marcos Gleizer

8 AULAS

O curso reúne destacados professores para apresentar os aspectos mais relevantes do pensamento de alguns dos principais filósofos do Ocidente. Os temas serão analisados sob a perspectiva do contexto histórico, da biografia dos autores e de sua contribuição para a filosofia.

14 AGO > PRÉ-SOCRÁTICOS - ALEXANDRE COSTA

21 AGO > SÓCRATES - MARCUS REIS PINHEIRO

28 AGO > PLATÃO - TITO MARQUES PALMEIRO

04 SET > ARISTÓTELES - ALEXANDRE COSTA

11 SET > SANTO AGOSTINHO - JOSÉ THOMAZ BRUM

18 SET > SÃO TOMÁS DE AQUINO - ROGÉRIO SOARES DA COSTA

25 SET > MONTAIGNE - MARCELO BACKES

02 OUT > DESCARTES - MARCOS GLEIZER

ALEXANDRE COSTA. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück (Alemanha) e pela UFRJ. Pós-doutor em Teoria da Música na Antiguidade (USP) e em Filologia Clássica (USP/Humboldt-Universität zu Berlin). Autor de Heráclito: fragmentos contextualizados e A história da filosofia em 40 filmes (coautoria com Patrick Pessoa), entre outros livros.

MARCUS REIS PINHEIRO. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela UFRJ. Publicou vários artigos sobre filosofia e mitologia gregas, revisou a tradução da Ilíada, de Homero, e co-organizou o livro Mística e filosofia.

TITO MARQUES PALMEIRO. Doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com parte dos estudos realizados na Universidade Paris IV – Sorbonne, França. Professor dos Cursos de Especialização em Filosofia Contemporânea e de Arte e Filosofia da PUC-Rio.

JOSÉ THOMAZ BRUM. Professor de Estética no Curso de Especialização em História da Arte da PUC-Rio. Licenciado e mestre em Filosofia pela mesma instituição, é doutor em Filosofia pela Universidade de Nice, França. Publicou Nietzsche: as artes do intelecto, O pessimismo e suas vontades e Schopenhauer et Nietzsche: vouloir-vivre et volonté de puissance. É tradutor de Clément Rosset e Emil Cioran.

ROGÉRIO SOARES DA COSTA. Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e doutor em Filosofia pela mesma instituição. Pesquisador de pós-doutorado na Uerj. Pesquisa nas áreas de filosofia e história da ciência, metafísica, epistemologia, filosofia da natureza, filosofia antiga e medieval e religião comparada.

MARCELO BACKES. Doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Escritor, professor, tradutor e crítico literário, é autor da tese de doutorado Lazarus über sich selbst (sobre o poeta alemão Heinrich Heine, Frankfurt, 2005) e do romance O último minuto, entre outros livros.

MARCOS GLEIZER. Professor associado do Departamento de Filosofia da Uerj. Doutor em Filosofia pela Universidade Paris IV – Sorbonne, França, com pós-doutorado na Universidade de Princeton, Estados Unidos. É autor de Verdade e certeza em Espinosa e Espinosa e a afetividade humana.

QUARTAS-FEIRAS, ÀS 20H





15 AGO

REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA DE HERÁCLITO: O SER, O DEVIR, O TEMPO E A

MORTE

Alexandre Costa

4 AULAS

O propósito do curso consiste em demonstrar o forte vínculo com que o filósofo pré-socrático Heráclito (aproximadamente 535 a.C.-475 a.C.) apresenta as noções de ser, devir, tempo e morte. Todas elas são fundamentadas em uma concepção mobilista da realidade: numa vida em que tudo é movimento, exige-se a pergunta pelo seu sentido, indagando-se, portanto, para onde nos movemos. Segundo o filósofo de Éfeso, a finalidade desse sentido, bem como seu principal desejo, é a morte, sendo o tempo e o devir as potências que a realizam.

15 AGO > A “GUERRA” COMO FUNDAMENTO DO COSMO,

A DIALÉTICA DA CARÊNCIA E DA SACIEDADE: MOVIMENTO,

SENTIDO E DESEJO

22 AGO > O MOBILISMO E A TENSÃO DOS CONTRÁRIOS (HARMONIA)

29 AGO > A MARCHA DO DEVIR OU: O TEMPO EM MOVIMENTO

05 SET > O MUNDO COMO LINGUAGEM: A MORTE E O SILÊNCIO

ALEXANDRE COSTA. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück (Alemanha) e pela UFRJ. Pós-doutor em Teoria da Música na Antiguidade (USP) e em Filologia Clássica (USP/Humboldt-Universität zu Berlin). Autor de Heráclito: fragmentos contextualizados e A história da filosofia em 40 filmes (coautoria com Patrick Pessoa), entre outros livros.

QUINTAS-FEIRAS, ÀS 20H





19 AGO

QUATRO LIÇÕES SOBRE O AMOR AS PERSPECTIVAS DE SCHOPENHAUER, ROBERT WRIGHT E SOBONFU SOMÉ

Renato Noguera

4 AULAS

O objetivo desse curso é desenvolver reflexões e inflexões sobre o amor (“erótico”) a partir de pontos de vista filosóficos e psicológicos de épocas distintas e de matrizes culturais diferentes. A experiência amorosa será abordada colocando-se em paralelo o viés cultural e a leitura científica como motes para uma análise filosófica. Assim, pretende-se levantar perspectivas para indagações constitutivas da condição humana, tais como: o que é o amor? Como saber se um sentimento é realmente amor?

19 AGO > O AMOR PLATÔNICO

O amor erótico à luz da filosofia de Platão. A questão da alma gêmea.

26 AGO > A METAFÍSICA DO AMOR SEXUAL

A questão do amor na filosofia de Schopenhauer. Os critérios inconscientes para a escolha da pessoa amada. O gênio da espécie.

02 SET > PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA E O AMOR

Escolha de parceiros, amor, casamento à luz da psicologia evolucionista na perspectiva de Robert Wright.

09 SET > O ESPÍRITO DA INTIMIDADE

O pensamento Dagara e o amor na perspectiva de Sobonfu Somé. Por que a paixão é um obstáculo às relações amorosas?

RENATO NOGUERA. Professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor em Filosofia pela UFRJ. Autor de Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação.

SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 17H

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