III Olimpíada Latino-americana de Filosofia


APRESENTAÇÃO

Ao levar em consideração que a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos, professores de filosofia de Brasil e de Uruguai empreenderam a iniciativa de promoção de um espaço para a sua realização. Assim, com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas de Filosofia pretendem convocar estudantes para um exercício de investigação solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. Cultivando o verdadeiro espírito olímpico de superação de si mesmo num movimento de cooperação que favoreça o crescimento de todos. As Olimpíadas de Filosofia realizadas em cada um dos países consistem em encontros de diálogo filosófico, apresentações artístico-filosóficas e produções escritas individuais ou coletivas, das quais podem participar estudantes de Educação Secundária (Ensino Médio), de Escolas Técnicas, de Educação Primária (Ensino Fundamental), tanto de instituições públicas como privadas, assim como jovens não incluídos no sistema formal de educação. A Olimpíada Latinoamericana de Filosofia corrobora duas máximas da Olimpíada de Filosofia do Uruguai: “¡Atrévete a pensar por ti mismo!” (Kant). “Enseñar a graduar la creencia, y a diferenciar lo que se sabe y se comprende bien, de lo que se ignora, es tan importante, como enseñar a saber...” (Vaz Ferreira).


CRONOGRAMA
Março e Abril de 2012 – Convocação via correio eletrônico / Divulgação na Internet, no sítio da olimpíada, das agências de fomento e da Universidade Católica de Petrópolis (Local do evento em 2012).
Maio de 2012 – Lançamento Internacional da III Olimpíada Latino Americana de Filosofia nos países/cidades participantes.
Maio a Setembro de 2012 – Realização das atividades pré-olímpicas nas instituições participantes.
Agosto de 2012 – Atividades pré–olímpicas entre Brasil e Uruguai no Uruguai. Atividades pré-olímpicas Rio-São Paulo em São Paulo. Atividades pré-olímpicas a serem agendadas pelos novos participantes
04, 05 e 06 de Outubro – III OLIMPÍADA LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA – UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL.

4 comentários:

Resposta de DE Oração disse...

Quem pode participar deste evento? e como faço para participar?

Anônimo disse...

Você precisa subscrever-se no MLPENED-33. Se já possui registro não há problema, acesse a plataforma 2563-M2, porque bloquearam a M25. São necessários três quilos de alimentos com o código de barra com término 2287666-1. Todos podem participar, exceto os próprios familiares dos organizadores com registro no Departamento de Ciências Avançadas, dirigidos pelo Dr. Bevilaqua - o telefone da sala do mesmo é o 0800 5796. O Supermercado Ataliba Nunes não foi fechado há dois anos. Justiça aos Adenóides! Seja bem vinda.

Anônimo disse...

.

Anônimo disse...

Ontem mesmo fiz comprei um par de chinelas havaianas no Supermercado Ataliba. Essa informação não procede, Luiz Gustavo. Por favor, você não entende nada das coisas desse mundo. Você precisar anular o CTD-78. Quando fará isso. Espero resposta.

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates