A Alquimia da Crítica: Benjamin e As afinidades eletivas de Goethe



Departamento de Direito da PUC Rio
Departamento de Filosofia da PUC Rio

convidam para o evento sobre o livro A Alquimia da Crítica: Benjamin e As afinidades eletivas de Goethe de Claudia Castro.

terça, 27 de Março de 2012 
19:00 até 21:30


O livro A Alquimia da Crítica:Benjamin e As afinidades eletivas de Goethe (editora Paz e Terra), é fruto da pesquisa de doutorado da professora e pesquisadora Claudia Castro e aborda uma parte da obra do filósofo alemão Walter Benjamin ainda muito pouco explorada.

Ao analisar o ensaio de Benjamin sobre As Afinidades Eletivas de Goethe, Claudia trabalhou a ideia singular de “crítica” apresentada pelo filósofo alemão. A importância do ensaio de Benjamin, segundo a autora, consiste no fato de que, além de ser um comentário muito particular ao livro de Goethe, é também, uma peça fundamental dentro da própria obra do filósofo alemão, apresentando ideias importantes que Benjamin viria a desenvolver mais tarde.



Claudia Castro foi professora de filosofia da PUC-Rio e dos Cursos de Especialização em Arte e Filosofia da mesma instituição. Durante mais de quinze anos, desde que iniciou o curso de mestrado, deu aulas na universidade ao mesmo tempo em que se dedicava à pesquisa em filosofia contemporânea, com ênfase na obra do filósofo alemão Walter Benjamin. Era uma professora extremamente querida pelos alunos, tendo sido diversas vezes homenageada por eles. Faleceu prematuramente em 2010, durante o processo de edição do livro.

O evento será na terça 27 de março a partir das 19:00 horas, no Auditório B8 no oitavo andar da Ala Frings – Edifício da Amizade, PUC Rio.

Na ocasião, seus ex-alunos e colaboradores apresentarão breves intervenções sobre
o livro.

Mais Informações

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates