Seminário "Crise e revoluções possíveis"


A Fundação Casa de Rui Barbosa e a Universidade Nômade promovem, no dia 9 de novembro, das 10 às 20 horas o seminário “Crise e revoluções possíveis”. O evento, coordenado pelos pesquisadores Giuseppe Cocco, Mauricio Siqueira e Emerson Mehry e com o apoio da Faperj, será encerrado com a conferência do filósofo italiano Antonio Negri (com tradução simultânea).

A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas no dia.


Ementa:
 
A crise do capitalismo global, iniciada em 2007-2008 com o estouro da bolha imobiliária, entrou numa nova fase que envolve as dívidas soberanas das economias centrais. Num primeiro momento, os Estados despejaram trilhões de dólares para socializar os custos da crise dos mercados e, em seguida, passaram a destruir os resíduos de Welfare State, fazendo com que os pobres e os trabalhadores paguem a crise. A indiferenciação da política avança a largos passos e governos de centro-esquerda (Espanha) aplicam as mesmas receitas que governos de centro-direita (Reino Unido). Diante desse impasse, a verdadeira inovação apareceu na primavera árabe, nos protestos de Londres e Roma, no movimento da multidão espanhola e agora nas ocupações e acampadas que se globalizaram a partir do 15 de outubro. Este seminário será um momento de reflexão sobre esses eventos e movimentos, para pensar nas "revoluções" capazes de construir uma nova esfera política, além do Estado e do Mercado, um direito do Comum.
Programa:

:: 10h - Mesa 1
Poder constituinte e direito comum
Mediação: Tatiana Roque - UFRJ e Universidade Nômade
Adriano Pilatti (PUC-Rio e Universidade Nômade)
Mauricio Rocha (PUC-Rio e Universidade Nômade)
Francisco Guimaraens (PUC-Rio e Universidade Nômade)

:: 14h - Mesa 2
Coletivo <>
Bruno Cava (Uerj e Universidade Nômade): “O Comum Organiza o Direito”
Hugo Albuquerque (PUC-SP): “Os paradoxos do Desenvolvimentismo nos governos Lula e Dilma”
Pedro B. Mendes (UFRJ e Universidade Nômade): “ A anomalia brasileira”
Eduardo Baker (Uerj): “Direitos Humanos e Altermodernidade”
Alexandre Mendes: (Uerj e Universidade Nômade): “Políticas da cidade/ Políticas do Comum”


:: 17h Lançamento do livro "A crise da economia global" -  organizado por Andrea Fumagalli e Sandro Mezzadra, com posfácio de Antonio Negri (Editora Civilização Brasileira)

:: 18h Conferência de Antonio Negri
“Crise e revoluções possíveis”

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates