Seleção Mestrado: novo PPG em Filosofia da UFF


Seleção Mestrado: novo PPG em Filosofia da UFF

Área de concentração: Filosofia

Linhas: História da Filosofia e Estética e Filosofia da Arte Período de inscrições: 30/05 a 20/06 Período da seleção: 27/06 a 06/07 Início das aulas: agosto de 2011.

Link para o edital completo

Telefone: 21 2629 2863


Alguns trechos do edital:


"2. NÚMERO DE VAGAS

2.1 O número de vagas oferecidas para o mestrado, em 2011, é de até 10 vagas, não sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas."

"LINHAS DE PESQUISA

Linha de pesquisa I: Estética e Filosofia da Arte

A linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte brotou da convergência de uma série de pesquisas já em curso desenvolvidas por professores do Departamento de Filosofia da UFF, os quais, desde 2009, colaboram no Grupo de Pesquisa de Estética e Filosofia da Arte, responsável pela série de debates “Controvérsias” e pela edição da Revista Viso: Cadernos de Estética Aplicada (www.revistaviso.com.br). A diversidade dos temas tratados, períodos históricos e problemas abordados pelas pesquisas individuais – da Grécia Antiga, passando pela Modernidade e chegando à Contemporaneidade – constitui um espaço de mútua interferência teórica, salutar para o ambiente de investigação e a organização de futuros eventos na área de Estética. A linha (1) atende a uma crescente demanda gerada pelo interesse que a reflexão sobre a arte desperta na atualidade; (2) contribui para o enriquecimento da pesquisa no Estado, em uma área não muito favorecida pelas pós-graduações da região, sobretudo se se considera que a UFF é o principal foco de atração dos alunos provenientes dos municípios do interior; (3) possibilita a articulação interdisciplinar com outras áreas afins da UFF, como Literatura, Cinema e Artes, já que todos os integrantes da linha se dedicam também à crítica de arte.

Linha de pesquisa II: História da Filosofia

A linha de pesquisa em História da Filosofia nasceu da percepção de que as pesquisas e publicações de nosso corpo docente são relativas não apenas a investigações de cunho histórico-filosófico ou relacionadas à História da Filosofia, mas tematizam, em larga escala, a repercussão de escolas e autores filosóficos em outros períodos da história da filosofia, assim como a origem de conceitos e problemas filosóficos de uma época em períodos anteriores da história da filosofia. Em outras palavras, são fundamentalmente problemas de história da filosofia que estão em jogo nas pesquisas destes professores. Além disso, a linha se justifica também pela importância desse estudo na própria tradição do pensamento filosófico. Desde Platão e Aristóteles, a discussão com a tradição é elemento fundamental para o exercício da Filosofia. E podemos dizer também que desde Hegel, a historicidade do pensamento se transformou para a filosofia numa dimensão incontornável.

CORPO DOCENTE

Bernardo Barros Coelho de Oliveira. Linha: Estética e Filosofia da Arte

Carlos Tourinho. Linha: História da Filosofia

Claudio Oliveira. Linha: História da Filosofia

Danilo Marcondes (Colaborador). Linha: História da Filosofia

Fernando Muniz. Linhas: Estética e Filosofia da Arte; História da Filosofia

Guilherme Wyllie. Linha: História da Filosofia.

Luís Felipe Bellintani Ribeiro. Linha: História da Filosofia

Marcus Reis Pinheiro. Linha: História da Filosofia

Patrick E. C. Pessoa. Linha: Estética e Filosofia da Arte.

Paulo Faitanin. Linha: História da Filosofia.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro. Linha: Estética e Filosofia da Arte "

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates