GAMA ON - Revista on-line de ética e filosofia


 
Nestes dois novos números da revista Gama digital, volume 11 de 2010.1 e volume 12 de 2010.2, dão início à publicação de alguns dos trabalhos apresentados nos ENCONTROS DE DISCENTES DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO. O encontro, com apoio da PPGF-UGF, organizado por Karina Fatá e Lucyane De Moraes, alunas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia desta universidade, contando com a presença enriquecedora de vários alunos (as) dos nossos programas de pós-graduação em filosofia do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, assim como prestigiado por contribuições de professores. Prof. Paulo Sérgio de Jesus Costa (Editor Científico)


Editorial Vol. 11. 2010.1
Gabriel Jucá apresenta a teoria das emoções de Christopher Hill, destacando a importância da noção de representação mental como central para a teoria da subjetividade. Gustavo Saboia trata de uma reflexão sobre o reconhecimento e a justiça que pretende responder às críticas de Nancy Fraser, tanto à Habermas, quanto às teorias redistributivas. Por sua vez, João Luiz Carneiro pretende afirmar a plausibilidade de uma “fundamentação última” não fundamentalista com Habermas, contra Apel. Maíra Matthes, por outro lado, assinala que o cenário político contemporâneo encontra-se hiper-atrofiado por atos em nome da democracia, salientando, a partir de Derrida, que os maiores inimigos da democracia são justamente os seus amigos internos, que a pretendem defendê-la a qualquer custo. E finalizando, Mário Adolfo Januário argumenta contra a tese do egoísmo psicológico, que não contempla nem explica a complexidade do comportamento humano, sendo assim necessária a compreensão das ciências do espírito.  

Mário Adolfo Januário

Editorial Vol. 12. 2010.2
Danilo Bilate trata da hermenêutica das leituras possíveis da obra de Nietzsche, salientando a importância da interpretação de um comentador singular que compartilha o pathos de criar. Diogo Bogéa procura as pistas de uma nova maneira de apresentar o sujeito, enfocando o capítulo “Da redenção” de Assim falava Zaratustra e Ecce Homo, discuti o “como se chega a ser aquilo que se é”. Lucyane De Moraes procura explicitar o significado ético da relação entre música e filosofia na obra de Adorno Filosofia da Nova Música, como crítica radical à sociedade industrial. Já Pedro de Albuquerque Araujo, através de uma exposição do método de educação musical de Hans-Joachim Koellreutter salienta, com auxílio de Nietzsche e Deleuze, a produção intensiva de signos em um plano de composição que caracteriza um estilo e uma politonalidade.

Pedro de Albuquerque Araujo
O Pré-Figurativo: devir sonoro-musical


COMISSÃO EDITORIAL
Emmanuel Carneiro Leão, PPGF/UGF Flávio Beno Siebeneichler, PPGF/UGF Jorge Atilio Silva Iulianelli, PPGF/UGF Maria da Penha Felício dos Santos de Carvalho, PPGF/UGF Norman Madarasz, PPGF/UGF (Coordenador) Paulo Sérgio de Jesus Costa, PPGF/UGF (Editor Científico)

CONSELHO EDITORIAL
Ana Thereza Dürmaier, PPGF/UFPB André Duarte, PPGF/UFPR André Martins, PPGF/UFRJ Eladio Craia, PPGF/PUC-PR Edgar Marques, PPGF/UERJ Emanuel Fragoso, PPGF-UECE Gilson Ianinni, PPGF/UFOP Guilherme Castelo Branco, PPGF/UFRJ Fernando Santoro, PPGF-UFRJ Jorge Vasconcellos, UFF/PPGF-UGF Karla Chediak, PPGF/UERJ Marcelo Fabri, PPGF/UFSM Oscar Federico Bauchwitz, PPGF/UFRN Paulo César Duque-Estrada, PPGF/PUCRio Rafael Haddock Lobo, PPGF/UFRJ Ricardo Timm de Souza, PPGF/PUCRS Rosa Maria Dias, PPGF/UERJ Vera Maria Portocarrero, PPGF/UERJ

Elaboração da Página:
Mesaque Botelho Junior

Para mais informações acesse: www.gamaon.com.br

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates