III Jornada Heidegger ao vivo por vídeo-conferência


Em sua terceira edição, a Jornada Heidegger propõe como tema central de seus trabalhos “Entre Nietzsche e Sartre – Pensar a Liberdade”.

Com o termo “entre” não se indica uma posição histórica, tampouco teoricamente intermediária com relação a Nietzsche e Sartre no que concerne ao pensamento da liberdade como mero conceito. O pensamento de Heidegger constitui ponto privilegiado de consideração das novas filosofias da liberdade em tempos de inversão da metafísica. Por isso mesmo torna-se relevante a abertura para o diálogo junto àqueles que fizeram do ser-livre para o ser-si-mesmo sua tarefa de pensamento.

Da ontologia heideggeriana emergiriam novos caminhos para se pensar a liberdade de tal modo que o tema, pode-se afirmar, orienta as tematizações da linguagem, da arte, da tecnologia, da ciência e da religião, e não apenas da ética ou da política. O livre é o próprio espaço originário de abertura, a ratio essendi do vazio, e, o liberar, a própria tarefa do pensamento, sobretudo quando os planos de disponibilização, exploração, apropriação e asseguramento trazem consigo o aprofundar da perdição decadente. Com Heidegger, a questão da liberdade remete-nos às mais diversas possibilidades do pensamento da contemporânea condição humana – pensar a liberdade significa pensar o homem.

Em memória do trigésimo-quinto aniversário do falecimento de Martin Heidegger, convidamos toda a comunidade acadêmica a participar da III Jornada Heidegger, a ser realizada nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho de 2011, na cidade de Natal.

LOCAL: AUDITÓRIO DE FILOSOFIA, CCHLA, UFRN

 

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates