Informes.

Voltando aos poucos as atividades galera temos muito o que falar.

  • Enefil- Fortaleza - Ce, a novidade é que o Enefil 2011 será aqui no Rio, se você estiver interessado em entrar nessa organização,junto as comissões de Estrutura, Científicas e Culturais para fazer esse mega evento acontecer aqui, entrem em contato. O encontro teve aproximadamente 200 participantes, o Rio representou como a maior delegação, não só a UERJ esteve lá mas a Rural e a UFF. Só temos coisas boas pra falar, no que tange a produção acadêmica podemos dizer que a UERJ tbm deu o que falar, foram mais de 10 comunicações, logo logo divulgaremos as gravações.

  • Esse ano está prometendo, parece que teremos a II Semana de Graduação organizada pelo Cafil e a recepção dos calouros, aguardem mais informações.

  • A professora Izabela Bocayuva representante do Noesis também vai trazer novidades, além do famoso colóquio de Filosofia Antiga que vai tratar do tema Arte e Filosofia, vão acontecer durante o decorrer do ano cursos e eventos, aguardem mais informações também.

  • A agenda está atualizada, não percam os prazos.

Para os calouros.

Sobre as vagas, normalmente as disciplinas de licenciatura são mto concorridas e não tem vaga pra todo mundo, se o cidadão só tiver se inscrito em turmas de licenciatura que ele não é preferência, pode ter ocorrido, mas é muito dificil pq ele teria que ter se inscrito em três turmas de licenciatura sendo que no primeiro semestre eu acho que não escolhe as turmas e a maioria é de filosofia que tem vagas e preferencial para o pessoal que entra pelo vestibular. É possível mas não é provável.

O ideal é pegar as disciplinas que a secretaria recomenda, depois abre o SAID ( solicitação de alteração de inscrição em disciplina) que vc pode mudar de turma, cancelar e tal. Inclusive o SAID desse semestre vão acontecer entre os dias 10 a 23 de março. Lembrando que o mínimo de disciplina são 3 e o máximo são 12.

Galera na filosofia acontece da seguinte forma, vc pode sair bacharel ou licenciado. Qnd se entra, vai automaticamente pra licenciatura, curso mais longo de 4 anos e meio, com máterias no andar de pedagogia, vc sai formado para dar aula e continuar no ramo da pesquisa se quiser, tem um total de 196 créditos. O bacharelado possui um total de créditos de 174. E vc sai formado em 4 anos podendo entrar pra pós graduação, para tentar concurso para aula só com o bacharelado não dá. Aos poucos vcs vão entendendo melhor, para fazer o bacharel é necessário abri uma ramificação no site da UERJ no aluno on line. O curso tem no mínimo 8 períodos e um máximo de 18.Essas informações são de vivência e baseadas na Deliberação nª 005/2007 versão 2.


A sala dos calouros é a 9032, vc pega o elevador desce no 9º andar, sobe uma rampa e vira para a esquerda. É o andar que possui mais cursos, dividimos com ciências sociais, história e do outro lado do corredor ed. física.

O Cafil, centro acadêmico de filosofia se encontra em uma sala soturna quase uma caverna no final do corredor do lado da xerox mais barata da UERJ - inclusive que é a nossa xerox, o lugar físico fica lá, mas os integrantes estão espalhados pelo andar e pelos turnos, essa atual gestão é a práxis, no meio do ano haverá eleição vcs verão a movimentação. O DCE - diretório central dos estudantes é tipo o CA da faculdade inteira,de todos os curso, a atual gestão é favor do reitor e oposição da antiga gestão que movimentou a UERJ, fazendo ocupação e garantindo algumas atuais melhorias que vcs assistirão aos poucos. Maiores discussões políticas e fofocas de corredor vcs terão com os veteranos, só não se deixem influenciar tirem suas próprias conclusões. Não se assutem com a quantidade de alunos, somos o maior curso do rio de janeiro com aproximadamente 500 alunos matriculados mas vcs só verão uns 10 em horarios diferentes, como fantasmas nos corredores. Ah, só pra lembrar nos temos conceito 5 na capes, o maior conceito!
Nosso corpo docente é um dos menores da faculdade, possuímos em torno de 24 professores contudo, são formados pra caralho, só tem cabeçudo na Filosofia.
Nossa mãe, ou melhor a chefe do departamento de Filosofia, a que irá resolver todos os seu problemas burocráticos e emocionais é a Dirce Eleonara. Não se esqueça nem um minuto desse nome.


Uma pequena apresentação para vcs (calouros) se situarem, ainda tem muito o que saber e descobrir sozinho vai ser muito mais divertido, sejam bem vindos e sobre tudo usem e abusem dos veteranos, nós estamos aqui para ajudar.



Valeu galera - voltamos com mais informações nos próximos capítulos.

=*

5 comentários:

Diogo Carreira Fortunato disse...

Muito bom o post.

Anônimo disse...

Post esclarecedor para os calouros.

Poderiam explicar melhor a questão licenciatura x bacharelado?

@FilosofiaRJ disse...

Depois do primeiro semestre vc pode pegar materias de noite e de manha sem problemas nenhum, enquato aos profesores não existe uma diferença de formação não, são todos muito bons, mas agora por exemplo de lógica de noite tem o Luiz Carlos o cara é pica, de manha a gente fica sem um cara fodão, tem professores mais rigorosos e menos, com avaliações diferentes e tal, mas isso vcs vão escolher sabe, o que combinam mais com o perfil de vcs.

Sobre o bacharelado, como está no blog, vc entra na licenciatura depois do primeiro semestre abre a ramificação no site da uerj, pelo aluno on line , abre a ramificação do bacharelado, ai vai abrir mais materias, pois tem materias que são específicas de licenciatura e materias específicas de bacharelado.

Anônimo disse...

Obrigado.

Anônimo disse...

Galera, eu quero ir pra manhã, no meio do ano, então é só se inscrever e aguardar a aprovação das disciplinas?

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates