Lançamento do Livro Filosofia Contemporânea


Emmanuel Carneiro Leão

LANÇAMENTO:

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Palestra: A Angústia de Hoje

End: Livraria Leonardo da Vinci

Av. Rio Branco, 185 - sub solo 1A

Dia 18/09, Quarta Feira, a partir das 17horas

Filosofia Contemporânea, Leão, Emmanuel Carneiro

Daimon Editora, 1ª edição, 2013, 250 p., Teresópolis, RJ

"A contemporaneidade é um tempo de crise radical, um tempo cheio de ações, decisões e posições, cuja alma petrificada nas e pelas inovações da técnica, parece estar à espera da libertação para um novo modo de ser.

A fenomenologia é o caminho do pensamento que permite a criatividade dos textos que compõem este livro. Temas atuais como liberdade, consciência, ética e técnica buscam as possibilidades profundas de superação do imobilismo em que se encontra a mentalidade contemporânea. O giro das descobertas do conhecimento entorpece a angústia e a dor que o mistério provoca no pensamento.

Emmanuel Carneiro Leão encontra nas realizações do real a abertura que acolhe, concentra e reflete na existência humana a emergência de tudo que há. As práticas e as teorias postas pela atualidade escondem os envios transformadores, capazes de reconciliar o homem com sua humanidade.

Estes estudos, aqui apresentados, colocam o esforço de ser na e para a diferença como o único alcance real de toda investida humana. Se os conteúdos são sempre passageiros, a permanência de ser no ser consiste na contínua doação de si mesmo ao desconhecido, sempre em retração.

Os artigos ordenados em grupos por temas discutem questões controvertidas como modelo democrático, células tronco embrionárias, informatização, violência, morte, corrupção, memória a partir das raízes do pensamento que constituem e sustentam estes acontecimento no fluxo ininterrupto de vir a ser."

Denise Quintão.

Informação recebida por e-mail

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates