Revista Aproximação edição de 2013.1


Confiram os artigos no link da Revista Aproximação

"Após um longo hiato, a Revista Aproximação retorna. É com grata surpresa que o novo corpo editorial contempla o trabalho concretizado - que não o teria sido sem o apoio dos membros fundadores em nos guiar nos nossos primeiros passos tímidos. Que esteja assim marcado o regresso à forma da publicação, de volta a um caminho de realizações e êxitos.

Não nos contentemos, porém, em apenas nos congratular agora. Ao resgatarmos a Aproximação de seu abandono, nos deparamos com uma questão que esperamos superar ao longo de nossa participação nela. Não vemos na Revista apenas um veículo para a circulação da produção filosófica dos graduandos - o que já é, em si, um projeto bem vultuoso - mas também uma iniciativa que ultrapasse em largo nossa permanência nela, da qual as levas vindouras de alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) tomarão parte. No entanto, o desafio de pensar a Revista Aproximação para além dos limites da nossa permanência na graduação não seria sequer concebível se nossa empreitada não tivesse sido tão bem acolhida pelos nossos colaboradores. Pareceristas atenciosos vinculados à diversas instituições pelo país cuja disposição em nos auxiliar foi imprescindível para a realização de nossas ambições.

No intuito de explorarmos ao máximo o potencial do periódico, é com prazer que anunciamos a nossa colaboração com o IX Seminário de Graduação em Filosofia da UFRJ. Sem prejudicar a publicação do nosso próximo volume na segunda metade de 2013, faremos desse encontro fortuito uma edição extraordinária da Revista, agraciando os trabalhos expostos no Seminário.

Por fim, uma rápida introdução aos artigos que compõem esta nossa quarta edição: Diego Sofritti vai buscar os fundamentos da sensibilidade na phýsis de Empédocles e Demócrito, enquanto que André Sant'Anna nos mostra um Aristóteles à luz da ciência contemporânea. Já Carmel Ramos vai pleitear por um critério único de verdade das ideias em Espinosa. Anna Figueiredo, no entanto, irá além do plano epistêmico em sua análise de Diderot, apontando para as consequências insuspeitas da sua Carta Sobre os Cegos. Felipe Ayres retoma a discussão sobre a ciência, só que agora no tempo e nos termos do pensamento de Nietzsche. Khairon Araújo persiste no viés da denúncia ao retomar o comentário social de Adorno e de Horkheimer sobre a indústria cultural. Agenciando Freud e Deleuze, Dario Galvão nos leva a repensar a caricatura do filósofo francês a partir de sua leitura sobre o pai da psicanálise. Fechando a edição, Edson Bezerra toma para si a reflexão sobre a noção da causalidade, numa esteira de influências que vai desde Schopenhauer até os lógicos contemporâneos.

Comissão Editorial - Revista Aproximação"

Notícia tirada da página do Facebook

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates