Local
Período de Aulas
20/08/2012 a 14/11/2012
Segundas e quartas-feiras, 19h às 22h.
Introdução
Uma das noções norteadoras do pensamento de Deleuze e Guattari é a de
que uma filosofia política que se preze, hoje, deve estar centrada na
análise do capitalismo e de seus desenvolvimentos. O interesse por Marx,
por parte dos autores de O anti-Édipo e Mil platôs, é a
análise do capitalismo como sistema imanente que se reproduz sempre em
escala crescente, incorporando inclusive as forças produtivas que se
constituem, originalmente, à sua margem e, no mais das vezes, em
resistência a ele. Se essa análise, contudo, desloca a si mesma em
relação ao debate marxista, é porque soube criar novos conceitos para
pensar a singularidade da experiência política da Europa pós-68. Entre
eles, o conceito de linha de fuga (ao invés de contradição) para
explicitar os movimentos constitutivos de cada sociedade para além dos
regimes jurídicos e institucionais que visam a uniformização e o
regramento da vida social. Além disso, o conceito de classe dá lugar ao
de minoria, que não se define pelo número, pois ela pode ser mais
numerosa que uma maioria. Esta se apresenta como um modelo que procura
se impor como norma, enquanto a minoria é antes um processo que uma
adequação ao mesmo (modelo): a minoria é um devir-outro, uma ruptura com o mesmo e uma abertura para o novo como processo de criação.
O debate político que se propõe se define a partir de uma filosofia
prática e passa pela produção de sentido, antes que pela decifração do
real. Decifrar o real é encontrar o sentido como dado a priori que
já comporta em si um esquema de valores estabelecidos que justifica o
real tal como ele é, levando a esquivar-se diante da miséria,
resignar-se diante do intolerável. O que se propõe é um pensamento que,
na apreensão mesma do intolerável, responda enfaticamente através da
produção de novos sentidos e valores, numa prática que renuncie a toda
política de compromisso com os valores vigentes que resultam na imensa
fabricação da miséria humana, material e espiritual.
Em suma, a filosofia de Deleuze e Guattari se apresenta como aliada
daqueles que se somam no esforço de pensar, não apenas pela força de
seus conceitos, mas também por enfatizar que o pensamento se define
enquanto atividade criadora, que não pode ser descolada do mundo que se
põe a pensar sem correr o risco de deslizar para ideias gerais
pré-concebidas e inócuas. Assim, o pensamento se afirma enquanto prática
imanente decorrente das forças da experiência vivida em sua
singularidade – pois não há filosofia que não seja filosofia política.
Objetivo
Propor uma série estudos sobre as obras de Gilles Deleuze (1925-1995)
e Félix Guattari (1930-1992), que conjugam de modo original e
provocativo domínios variados do saber: das matemáticas à economia
política, da antropologia à psicanálise, da política ao direito, das
artes plásticas e cinema à literatura. Essa é uma das razões da
composição plural do corpo docente e da diversidade das abordagens
propostas nas ementas. Pretendemos ainda reunir outros pesquisadores e
leitores de Deleuze e Guattari para encontros que ocorrerão entre as
aulas, sob a forma de mesas de debate sobre temas específicos.
Público Alvo
Aberto a interessados de todas as áreas de saber e atividade.
Carga Horária
Este curso tem carga horária de 75 horas.
Programa
- As noções de problema, multiplicidade e virtual
- A Forma e suas Aventuras – Morfogênese e Sistemas Complexos
- Deleuze e a psicanálise em dois momentos
- A Filosofia Política de Deleuze/Guattari: as relações com Marx
- Metafísicas Canibais: Descolonialização do pensamento e criação de conceitos
- Direito e política em Deleuze e Guattari
- A Forma e suas Aventuras – Morfogênese e Sistemas Complexos
- Deleuze e a psicanálise em dois momentos
- A Filosofia Política de Deleuze/Guattari: as relações com Marx
- Metafísicas Canibais: Descolonialização do pensamento e criação de conceitos
- Direito e política em Deleuze e Guattari
Matrícula
Até 10/08/2012
Investimento
Para matrículas realizadas até 03/08/2012, desconto de 5% no primeiro
pagamento. Após esta data
o curso poderá ser pago em 4 parcelas de R$ 243,00, sendo a primeira no
ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Desconto de 5% para os alunos que realizarem o pagamento do valor integral do curso à vista. Desconto não cumulativo.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
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