OFICINA: Avaliação no Ensino de Filosofia

Laboratório de Ensino de Filosofia – Gerd Bornheim
OFICINA: Avaliação no Ensino de Filosofia
Com os professores Iris Rodrigues, Filipe Ceppas e Adriany Mendonça

A oficina será realizada aos sábados pela manhã, em quatro encontros de três horas, com intervalo de quinze minutos. Cada encontro será dividido em uma parte teórica e uma parte prática.
Nos primeiros 90 minutos, serão apresentados e discutidos os conceitos e práticas de avaliação em filosofia. Os outros 90 minutos serão dedicados à análise de avaliações existentes e elaboração de instrumentos de avaliação. Haverá certificação (12 horas) para quem tiver ao menos 75% de presença na oficina. 
Encontros Sábados, de 9h30 às 13h.1º Encontro, dia 24/09 – Primeira parte: Teorias gerais sobre avaliação. Avaliação no ensino de filosofia. Apresentação e discussão de textos de Perrenoud e Tozzi. Segunda Parte: Avaliação no planejamento do curso. Análise e adaptação de instrumentos.
2º Encontro, dia 08/10 – Primeira parte: Avaliação na legislação, LDB e PCNem. Vestibular e Enem. Segunda Parte: Análise de questões de provas oficiais. Elaboração de questões de múltipla escolha.
3º Encontro, dia 22/10 – Primeira parte: Dissertação, leitura e escrita no ensino de filosofia (refs: Biondi, Cossuta, Rocha e Rodrigo). Pesquisas empíricas (Moryón). Segunda Parte: Análise de modelos de preparação para realização de dissertação. Elaboração de exercícios para elaboração de dissertação.
4º Encontro, 05/11 – Primeira parte: Procedimentos didáticos e avaliação: seminário, painel integrado, júri simulado, etc. Segunda Parte: Análise de modelos e elaboração de propostas de procedimentos didáticos.
 
Local: IFCS, Largo do São Francisco s/nº, Centro, Rio de Janeiro
 
Inscrições gratuitas.
 
Envie uma msg para contendo:
 
Nome completo; E-mail; Telefone / celular; Instituição em que trabalha ou estuda

2 comentários:

Luprofsfilos disse...

Estou interessada em participar da oficina.Meus dados: Luciene Pereira Braga; email: lupaskacia@hotmail.com; SME Itaguaí

@FilosofiaRJ disse...

Infelizmente este evento corrou ano passado.
Abraço
Filosofia Ocupada

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates