Curso livre Questões em Arte e Filosofia

Local

A Distância

Período de Aulas

03/10/2011 a 05/12/2011
Este curso será realizado na modalidade a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

Introdução

O curso focaliza algumas questões, dentre as muitas, que a arte suscita ao pensamento filosófico. Seu objetivo central é incentivar uma reflexão mais sistemática sobre a arte, também entre aqueles cujos interesses excedem o teórico.

Distribuídos em 20 aulas (com carga horária total de 40h), os temas aí desenvolvidos não se esgotam; ao contrário, procuramos, a cada aula, multiplicar as interrogações que se formulam em torno de cada assunto tratado, remetendo o aluno sempre que possível à literatura especializada.
O curso, por ser a distância, se beneficia dos variados recursos oferecidos na web, tais como, imagens, vídeos, e-textos, etc., remetendo o aluno a uma boa quantidade de materiais audiovisuais, que certamente irão facilitar a compreensão dos textos apresentados.

Objetivo

Possibilitar uma discussão sobre problemas de Estética na tradição filosófica e no pensamento contemporâneo

Público Alvo

Graduandos e graduados em Filosofia e demais interessados no tema.

Carga Horária

Este curso tem carga horária de 40 horas.

Metodologia

Ensino a distância

Programa

Semana 1: O que é uma “obra de arte”. Os múltiplos sentidos da arte. A arte como prazer, razão, experiência, emoção, etc. Guy Debord. A Sociedade do Espetáculo.
Semana 2: Nelson Goodman. As Linguagens da Arte. Música, artes cênicas, artes plásticas, etc., as variadas formas de expressão da Arte.
Semana 3: Arte e Verdade. As Teses de Platão sobre a Arte. Os Fundamentos da Metafísica Platônica. As Artes Plásticas no Tempo de Platão.
Semana 4: Arte e Verdade. As Teses de Platão sobre a Arte. A Arte como imitação da Imitação da Verdade. A Arte como Inspiração Divina, no Ion e no Fedro.
Semana 5: A Poética de Aristóteles. A Teoria Aristotélica da Tragédia. A Teoria Aristotélica da Comédia. A instauração de uma “verdade própria à ficção” e a. transformação do que seria uma “ética da imagem”, em Platão, para uma teoria da representação.
Semana 6: A Arte da Europa Ocidental no Período Medieval. A Influência do Cristianismo no Período Medieval. As Artes Românica e Gótica como triunfo cristão na Europa ocidental A Arquitetura das Catedrais. A Arte Secular no Período Medieval. Castelos Medievais.
Semana 7: A Arte do Renascimento. O retorno à antiguidade clássica. A Invenção do Humanismo. O Artista como Criador. Leonardo da Vinci e Alberti. Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Sandro Botticelli, e outros.
Semana 8: Introdução à estética de Kant em A Crítica da Faculdade do Juízo. A Autonomia do Gosto. O Belo e o Sublime.
Semana 9: O artista moderno e o Romantismo. O conceito de Gênio. O idealismo alemão de Friedrich Wilhelm Joseph Schelling . A estética de Friedrich Schiller. O movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). Herder e Goethe.
Semana 10: A arte do século XX. A ruptura das referências espaço-temporais na literatura e na dança. James Joyce. Pina Bausch.
Obs.: Fazem parte ainda do “programa” uma série de aulas gravadas sobre temas afins e uma série de textos complementares no formato pdf.

Corpo Docente

Veja a relação do corpo docente (sujeito a alteração)

Matrícula

Até 26/09/2011
A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.
O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email financeirocce@puc-rio.br ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.

Investimento

Para matrículas realizadas até 19/09/2011, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 3 parcelas de R$ 294,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Obs.: será concedido um desconto de 30% aos professores do Ensino Médio, mediante comprovação. Para a garantia deste desconto, a matrícula deverá ser feita pessoalmente ou através de telefone 0800 970 9556.
Desconto de 5% para os alunos que realizarem o pagamento do valor integral do curso à vista. Desconto não cumulativo.

Certificado

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Os alunos serão avaliados com base em sua participação, o que se dará através de fóruns quinzenais coordenados pelos tutores do curso e pela marca de presença em cada uma das aulas.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Mais informações

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates