Ser Filósofo

"Una estrella acaricia el seno de una negra" Joan Miró

Estou remodelando o blog e por isso acabei com a página de artigos (que na verdade só tinha um) tendo em vista dois motivos principais: 1) a criação da Revista Ensaios Filosóficos que hoje movimenta esta questão dentro da UERJ e 2) o fato dessa página não ter vingado. Entretanto o breve ensaio que foi publicado, e que me é muito caro, eu republico aqui. O autor foi um dos amigos que durante a faculdade todos tivemos ou teremos que por algum motivo, o motivo em si não é importante, se afastou da filosofia e/ou da faculdade e consequentemente de nós mesmos. Esteja onde esteja um abraço para você Denis.

Diogo Carreira Fortunato

Originalmente publicado 01/04/09


Ser Filósofo

Por Denis Batista
30/10/2008



O seqüestro da filosofia


Será que alguém mais neste curso tem a impressão de que a filosofia foi seqüestrada pela ciência? São tantas as subdivisões que a Filosofia parece estar esquartejada. Como reuni-las? Ou porque não reuni-las?




O Brasil e a Filosofia


Infelizmente este artigo não pode ser desenvolvido, pois não sabemos nada sobre a filosofia no Brasil, já que não existe uma disciplina específica no curso que trate dessa questão. Mas sabemos muito sobre a filosofia alemã, francesa e americana. Será que tudo que é universal vem de fora do Brasil? O Brasil é apenas parte irrelevante deste universo? Caso seja verdade, como podemos modificar isto? Filosofia brasileira já!





Quando vamos filosofar?


Optamos levantar essa pergunta porque a tradicional pergunta sobre a Filosofia já está muito batida. Além do mais, ninguém chegou a uma conclusão final sobre o que é isto. Também não refutaram-na. Sendo assim, preferimos não entrar nesta seara tão complexa.



Presume-se que para filosofar precisamos antes saber o que é este ato. Mas não sabemos o que é saber. Por isso, conforme a origem da palavra Filosofia, somos amigos da sabedoria, mas não podemos ser a sabedoria e nem tê-la.




A questão acaba de ficar mais complicada. Se nem sabemos o que é saber, e no máximo podemos ser amigos do saber, como identificar que estamos filosofando?




Talvez precisemos identificar primeiro o que é amizade, aí então poderemos afirmar que somos estudantes de filosofia, e então, algum dia seremos aceitos como amigos, desta tão arredia e desejada senhora, a sabedoria. Mas isto não garante que iremos filosofar, ou seja, não responde a nossa pergunta inicial. Mas já é um começo. Paciência!


0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates