Download do Vídeo Aristóteles - Breve Vida e Obra




“O conhecimento da filosofia de Aristóteles (nascido em Estagira em 384/383 e falecido em 322 a.C.) depende, em grande medida, da particularidade de seus escritos e do modo pelo qual chegaram ate nos. A nos chegaram sobretudo os escritos de escola, ou seja, suas anotações e o material por ele usado para as aulas, e não os escritos com postos para a publicação, dos quais nos chegaram apenas fragmentos. Sabemos que estes escritos publicados foram compostos em estilo acurado e refinado. As obras de escola que nos chegaram, ao contrario, sendo material para as aulas, apresentam estilo árido e em geral não tem, do ponto de vista literário, unidade formal e orgânica.

A partir dos anos Vinte do século passado formou-se uma escola denominada histórico-genética (fundada por Werner Jaeger), que interpretou varias obras do Estagirita, e sobretudo a Metafisica, como um conjunto de escritos compostos em tempos diferentes, e em particular como expressões do desenvolvimento de um pensamento, que teria partido da problemática platônica para chegar a um tipo de pesquisa sempre mais ligado ao estudo de dados empíricos.
Tal interpretação comprometeria em grande medida a unidade filosófica do pensamento de Aristóteles. Porém, depois de extraordinário sucesso por mais de meio século, a partir dos anos Oitenta, o método histórico-genético foi abandonado. As obras de Aristóteles que nos chegaram, se não tem unidade literária (porque são anotações e cursos), tem em todo caso precisa coerência e unidade conceitual.
Aristóteles se diferencia de Platão em três aspectos gerais:
1) o abandono da componente místico-religioso-escatológica (ao menos nas obras que nos chegaram, porque, nas publicadas, também Aristóteles se servia do mito como expressão de verdades religiosas);
2) o escasso interesse pelas ciências matemáticas e, ao contrario, a viva atenção pelas ciências naturais e empíricas;
3) o método sistemático em vez do dialético-dialógico.”

 NOMEREALE, Giovanni. História da filosofia : filosofia pagã antiga, v. 1. Dario Antiseri. - São Paulo: Paulus. 2005. 
NOME



Download do Vídeo

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates