Vlog Renan.

1 comentários:

Enio disse...

Pressupor que a sociedade teria capacidade plena de separar o âmbito religioso particular do debate público é quase uma utopia.Concordo plenamente que o outdoor aparece para muitos de nós como ridículo e preconceituoso.Entretanto é estranho ouvir que a religião não deve se meter no âmbito público quando temos uma bancada ''evangélica'' no senado e na câmara dos deputados.Passando hoje de ônibus por uma rua vi o mesmo pastor numa foto com os ''seus candidatos'' eleitos. Tal fato nos aponta uma verdade óbvia, a ideologia protestante neo-pentecostal é plena no âmbito político. E é lá que a discussão realmente importa. Quem decide sobre a legalização ou não do casamento homosexual e do aborto, são efetivamente os deputados e senadores. Advinha como eles vão votar?Advinha como os partidos ''laicos'' vão votar tendo em vista o público das mesmas igrejas?
A religião,e a moral cristã se infiltrou dentro das instâncias de poder e isto é inegável.Pressupor um pluralismo sem influência religiosa como disse antes é utópico.
Agora, podemos notar como críticas nesse sentido são fundamentais para apontar os intercaminhos de uma democracia.Que quer ser plural e laica, ainda que a maioria da população que vota esteja inserido dentro de religiões e opiniões pessoais criadas pelas mesmas religiões.

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates