Mini-Curso Prof. Cinara Nahra "Aprimoramento Moral"




Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ
Mini-curso
Prof. Cinara Nahra*
Aprimoramento Moral
(04 e 05 de dezembro de 2012)

Apresentação e discussão da temática do moral enhancement (aprimoramento moral) através de meios biotecnológicos proposta por Thomas Douglas em 2008. Serão discutidos 3 artigos sobre moral enhancement. Primeiramente, discutiremos o artigo de Tom Douglas “Moral Enhencement”, no qual foi lançada a proposta do aprimoramento moral por meios biotecnológicos, focando na temática da permissibilidade moral (ou não) do aprimoramento moral através de meios biotecnologicos. Discutiremos o texto de Savulescu e Perssom “The Perils of Cognitive Enhancement and the Urgent Imperative to Enhance the Moral Character of Humanity”, analisando os riscos e benefícios do aprimoramento cognitivo e o artigo de John Harris “Moral enhancement and freedom” que faz uma crítica a proposta de moral enhancement, considerando que devemos promover o enhancement cognitivo mas não o enhancement moral. Estes três artigos deram início a discussão contemporânea sobre moral enhancement, e através do seu estudo é possível compreender a proposta do moral enhancement e discutir críticas e objeções a esta.

* Cinara Nahra é Professora do departamento de filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1995. Atua especialmente na área de ética e filosofia moral, discutindo autores da filosofia moral como Kant, Mill e temas como ética de princípios, ética utilitarista, ética de virtudes, neuroetica, enhancement, moral enhancement, ética e política, moral crista, preconceito, moralismo, sexualidade e procriação (especialmente as questões morais envolvidas no aborto, na homossexualidade na prostituição) e questões relativas a ética da vida e da morte (utilização de células-tronco, fertilização artificial, clonagem, eutanásia).
Autora de livros como Através da Lógica (Vozes), Malditas Defesas Morais (Cooperativa Cultural/UFRN) e Uma Introdução a Filosofia Moral de Kant (EDUFRN 2008).

inscrições gratuitas pelo e-mail ppgf@ifcs.ufrj.br
Terça e quarta, dias 04 e 05 de dezembro de 2012, 14h-18h
Sala Celso Lemos, 3° andar, IFCS/UFRJ. Largo de São Francisco
Centro - Rio de Janeiro – RJ
(Serão fornecidos certificados)
Apoio Programa Nacional de Pós-Doutorado/ CAPES

Informação recebida por e-mail

0 comentários:

 

Filosofia Ocupada © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates